A Trapézio usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apartamento colorido em São Paulo


 

A paleta de cores de 'Abaporu', de Tarsila do Amaral, foi o ponto de partida desse projeto do arquiteto Renato Mendonça. A reprodução do trabalho de Tarsila é o xodó do morador e deveria ganhar um cantinho especial.

A partir daí a reforma do apartamento de 40m2, no centro de São Paulo, foi ganhando vida - e muitas cores! Azul, amarelo (em tons mostarda e ocre), verde e rosa são predominantes na marcenaria, piso e decoração. 

Nesse espaço tão aconchegante e moderno não podiam faltar...
Mais obras de arte!


Reprodução de 'Abaporu', de Tarsila do Amaral [acervo do morador]


 
"Primeiro escolhemos os lugares que as obras estariam e optamos por três.
Então fiz uma seleção: aquelas que imaginei que fossem agradar o cliente, obras que ele pudesse criar uma conexão, identificação. Ele é do Sul e veio agora para São Paulo, está criando raízes na cidade. Achamos bacana trabalhar com artistas brasileiros. E também, claro, selecionei obras que tivessem a linguagem do projeto, mas que, ao mesmo tempo, não brigassem com suas cores - já que, desde o início, o cliente pediu um projeto com bastante cor. Então buscamos tons mais terrosos, mas também obras com tons em verde, algo que fosse alegre." 

 Renato Mendonça  

 


Sem título, de Ricardo Bueno, óleo e guache sobre papel, 2017, Trapézio Galeria

 

 "Gosto muito do trabalho do Ricardo Bueno, desde o início - é um cara que admiro. Nessa obra em específico gosto de suas linhas simples, tons neutros. Ela tem um impacto, mesmo sendo uma obra pequena. Optamos por colocá-la em cima da mesa, que tem a rusticidade da madeira e um quê de brutalidade (é um pedaço de tora) - e a obra funciona como uma extensão da mesa, ambas puxando para tons avermelhados."   
  Renato Mendonça  

 


'Raiz`, de Sandra Jávera, ecoline e giz pastel sobre papel, 2014, Trapézio Galeria 

 

 "Trouxemos esse trabalho em verde e azul como oposição com a parede do fundo, que é azul marinho. Achamos leve, coube perfeitamente no espaço e a forma orgânica da obra quebra a rigidez da pedra, do granilite. Parece uma alga, que remete à água e tudo isso faz com que ela funcione bem em uma área de cozinha."   
  Renato Mendonça  

 


'Floresta 1`, de Sandra Jávera, ecoline sobre papel, 2014, Trapézio Galeria

 

 "O trabalho 'Floresta', da Sandra, me traz a impressão de alguma coisa muito brasileira. A obra mistura tons verdes e terrosos e não brigou com a cerâmica aplicada na parede." 
  Renato Mendonça  



Sem título, de Ricardo Bueno, e 'Raiz', de Sandra Jávera, Trapézio Galeria 




Essas obras eram únicas e agora vivem nesse apartamento super especial. :)
Gostou? Então você também pode gostar desses trabalhos:


'Vasos, plantas e pedras', Sandra Jávera, Trapézio Galeria

 


'Mata escura', Sandra Jávera, Trapézio Galeria

 


'Planta', Sandra Jávera, Trapézio Galeria



Sem título, Ricardo Bueno, Trapézio Galeria


 
'Oriental I', Ricardo Bueno, Trapézio Galeria



Sem título, Ricardo Bueno, Trapézio Galeria

 

Fotos do projeto: Lufe Gomes @lifebylufe


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



     

x