A Trapézio usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Patricia Bigarelli: Fotogravura na série 'Meter os pés pelas mãos'


A fotogravura é uma técnica de impressão de imagens que utiliza procedimentos e técnicas pertinentes aos processos da gravura em metal em conjunto com princípios da fotografia. Inventada por volta de 1870, seu desenvolvimento está intimamente ligado com o próprio desenvolvimento da fotografia.

O processo da fotogravura em metal consiste em fixar a imagem fotográfica - obtida por meio de uma câmera - em uma placa metálica, e então corroer a placa em banho de líquido mordente, entintá-la e imprimir a estampa com o auxílio da prensa de dois cilindros.

série METER OS PÉS PELAS MÃOS


'Esta série é o resultado de uma pesquisa que indaga além da gravura.
É a busca pelo diálogo entre fotografia, colagem e gravura, que permite a criação imagética de um universo novo e único.
A riqueza da junção dessas três técnicas concede a liberdade de criação sob um novo conceito de imagem; parte da desconstrução de uma técnica individual para a criação de uma nova linguagem. O resultado dessa pesquisa é a ligação literal entre diferentes modos de fazer, pensar e sentir entre aquele tempo que já passou, entre a memória e entre aquilo que agora é e está.
Livre do estereótipo figurativo que caracteriza a produção habitual da colagem e da fotogravura, surge uma linguagem de “imprecisão” da imagem fotográfica, que passa por um procedimento de fragmentação e permite o improviso e a subjetividade figurativa. ' 

 

Patricia Bigarelli

Série 'Meter os pés pelas mãos', fotogravura sobre papel, 40 x 30 cm, 2014, 2/70

 

Série 'Meter os pés pelas mãos', fotogravura sobre papel, 40 x 30 cm, 2014, 1/70

 

'Propõe-se uma observação poética e lúdica que estabelece uma forte conexão com a experiência de memórias registradas e do universo contemporâneo.
Cria-se, então, uma porta de comunicação com o desconhecido.' 

 

 

Série 'Meter os pés pelas mãos', fotogravura sobre papel, 39 x 27 cm, 2014, 1/70

 

Série 'Meter os pés pelas mãos', fotogravura e chine collé sobre papel, 34 x 21 cm, 2014, obra única

 

EXPLORE A PÁGINA DA ARTISTA 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



     

x