A Trapézio usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

violeta, roxo, lilás, púrpura




são diversos seus matizes e tonalidades.

apesar disso, o lilás e o violeta são as cores mais raras na natureza. Os nomes dessas cores são, na maioria das línguas, idênticos aos das poucas flores que têm a cor violeta ou lilás. 

o violeta é a mais singular das cores. Nada do que vestimos, e quase nada daquilo que nos rodeia é violeta por natureza. 

foi a cor predileta da corrente artística que se iniciou na França por volta de 1890 sob o nome de Fin de Siècle, logo se propagando à Inglaterra por volta de 1900, sob o nome de Art Nouveau. Nessa época, com a valorização de uma estética artificial, que ganhou espaço graças a indústria, o violeta ocupou um lugar importante.

não por acaso, o violeta foi a primeira cor sintética. Em 1856, William Henry Perkins, um jovem ajudante de laboratório, destilou o carbono - cometeu um erro, já que havia sido encarregado de outra tarefa; e, graças a isso, obteve um corante violeta. Perkins patenteou-o sob o nome de Perkins mauve, um violeta muito intenso, que ligou seu nome ao da malva. 

 ☆

 

~ o violeta dos artistas ~

"ao tentar obter violeta misturando-se vermelho com azul, é comum obter-se o marrom. Pois basta que o vermelho contenha alguma quantidade de amarelo, o marrom aparece. O violeta só pode ser obtido misturando-o ao magenta, que é o vermelho puro, com um azul que também não contenha nada de amarelo.

o mais simples é utilizar diretamente pigmento violeta, que garante a obtenção de um tom luminoso. Existe o violeta cobalto: é das cores mais caras, e é também uma das mais tóxicas, pois é produzida pelo emprego de arsênico."

 

Explore as obras nesses tons. CLIQUE AQUI.


** informações e texto extraídos do livro "A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão",
Eva Heller, Editora G. Gili, 2018. **


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



     

x